Reserva da Barra

Lote na planta: 4 vantagens de se investir nesse tipo de propriedade


sábado, 12/09/20

A maioria das pessoas tem o sonho de ter uma casa “para chamar de sua”. Aquele cheirinho de comida no fogão, fotos de família, recordações espalhadas pela sala, o latido do cachorro brincando com as crianças no quintal… como é gostoso sentir-se em casa.

Optar por um lote na planta tem se tornado cada vez mais recorrente por uma série de vantagens que essa modalidade de compra oferece. Por isso, separamos algumas delas para você esclarecer as suas dúvidas e entrar com o pé direito no novo imóvel. Confira!






Melhores condições de pagamento

Os lotes na planta costumam ter menor valor no mercado se comparado com os imóveis já prontos.

Para quem está comprando o lote que ainda será urbanizado e opta por financiá-lo junto à construtora pode ter várias vantagens, como prazos e número de parcelas maiores e taxa de juros menores. E, se comprados logo no início, os primeiros lotes acabam sendo negociados por um valor ainda mais atrativo.

Outro fator também contribui para tornar a taxa de juros de um financiamento de imóveis na planta atraente: o tempo. Como se trata da aquisição de um bem que ainda não está urbanizado, muitas instituições financeiras e incorporadoras reduzem generosamente a taxa de juros, chegando a, até mesmo, cortá-la pela metade.


Valorização

Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), um lote na planta pode valer até 20% a 50% a mais que um imóvel usado. Ou seja, se houver interesse de comprar para investir e vender após um determinado tempo, as chances de se obter um lucro maior que o valor pago inicialmente no imóvel é grande e pode valer muito a pena.

Além disso, se o imóvel ou loteamento está inserido em uma região em expansão econômica, recebendo investimentos públicos ou privados, na hora de revender a liquidez se maximiza.


Flexibilidade para alterações

A sensação de entrar num ambiente novo e seu é única e só um imóvel na planta pode garantir. A facilidade de fazer mudanças na planta e deixá-lo ainda mais com a sua cara – como ampliar a cozinha ou trocar o revestimento jardim –  é outra vantagem que deve ser levada em conta. O cenário é bem diferente se você optar por um imóvel alugado, por exemplo.




Poupança

Sabia que investir em um imóvel na planta, como o loteamento, pode render mais que em uma caderneta de poupança e outros investimentos tradicionais, como renda fixa e até mercado de ações? Isso acontece porque loteamentos têm baixo custo. Se você escolher uma área estratégica para investir, é possível vender o lote em questão por muito mais que seu preço de custo. Em alguns casos, após alguns anos, o terreno pode valorizar mais de 1000%. Muitos fatores contribuem para essa valorização, como a localização do imóvel, o crescimento da região, as melhorias em sua infraestrutura. No caso de um lote, o tempo trabalha a seu favor.